UM PROJETO DA LCIF: PLANEJAMENTO, COMPROMETIMENTO, PERSEVERANÇA E… COMPANHEIRISMO

 

Após sermos designados para produzir uma Instrução Leonística que tivesse por tema a elaboração de um Projeto destinado à LCIF – Fundação Lions Clube Internacional, passamos a meditar acerca da melhor maneira de cumprirmos esta importantíssima tarefa.

Logo percebemos que o modo mais simples seria nos atermos a uma mera descrição dos aspectos técnicos relativos à elaboração de um Projeto para a LCIF.

Essa solução, no entanto, sempre nos pareceu inadequada, pois, além do fato de que soaria maçante demais, a entendíamos não só como simples, mas, fundamentalmente, como simplista demais.

No entanto, logo depois de começarmos a assistir a uma brilhante palestra sobre o tema, veio-nos a idéia de destacarmos quais seriam, em nosso humilde entendimento, as principais ATITUDES que todos os integrantes de nosso Lions Clube deveriam assumir quando da elaboração de um Projeto para a LCIF.

Assim, chegamos à conclusão de que são necessárias a adoção de pelo menos 04 (quatro) atitudes, sem as quais jamais termos sucesso nessa empreitada.

A primeira delas é o PLANEJAMENTO, pois é ele um dos principais responsáveis pelo alcance ou não dos nossos objetivos. Com ele, podemos dar forma e desenvolver uma idéia inicial, verificando sua viabilidade em relação aos objetivos traçados pela LCIF, bem como visualizando e organizando todas as etapas necessárias para a elaboração de um projeto que se pretenda vitorioso.

A segunda atitude que precisamos adotar é o COMPROMETIMENTO. Segundo os dicionários, a palavra comprometimento tem sua origem no termo em latim compromissus, que significa a ação de comprometer-se com alguém ou com algo. Trata-se, pois, de sinônimo de compromisso e, assim, exige de todos os membros de nosso Lions Clube, um real empenho na elaboração de um Projeto para a LCIF, e, por conseguinte, em sua efetiva realização.

Já a terceira atitude que detectamos ser necessária para a elaboração de um Projeto da LCIF consiste na PERSEVERANÇA, ou seja, na qualidade de quem não desiste com facilidade, eis que, nessa árdua tarefa, nos defrontaremos não só com inúmeros desafios e dificuldades, mas também com a possibilidade de não conseguirmos sua aprovação. Assim, somente com o exercício da perseverança poderemos superar os osbstáculos, aprender com eventuais derrotas e  nunca desistirmos dos objetivos que traçamos para nosso Clube.

Por fim, entendemos que a adoção e manutenção dessas 03 (três) atitudes somente será efetiva se todas elas estiverem entrelaçadas pelo saudável exercício do COMPANHEIRISMO, uma vez que, sem a ajuda e real envolvimento de todos os membros de nosso Lions Clube na elaboração de um Projeto para a LCIF jamais teremos sucesso. Isto porque somente o exercício do Companheirismo nos propiciará a coesão necessária para a realização de nosso ambicioso e ambicionado Projeto, eis que só unidos em torno de um propósito comum, alcançaremos nosso objetivo de SERVIR MAIS.

Muito Obrigado.

CL Ronaldo Martins de Oliveira – Lions Clube de Santos Dumont – MG

Um comentário em “Planejamento, Comprometimento, Perseverança e… Companheirismo

  • novembro 23, 2017 em 22:29
    Permalink

    Parabéns CL Ronaldo, pela objetiva e brilhante instrução.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *